quarta-feira, 5 de maio de 2010

Perguntas mais frequentes

FAQ - Para entender melhor contabilidade:

1. O que é contabilidade?

A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.

2. Quais são suas funções?
Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;
Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;
Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

3. Quais são as Finalidades da Contabilidade?
As finalidades da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.

4. O que é balanço patrimonial?
relata bens, direitos e obrigações da entidade em determinado momento.

5. O que é Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?
demonstra as despesas e receitas referentes a dado periodo de tempo, indicando se houve lucro ou prejuizo.

6. O que é Demonstrações das Mutações do Patrimônio Liquido?
informa as variações ocorridas nas contas dos proprietários.

7. O que são Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos?
revela as alterações ocorridas no capital circulante liquido.

8. Qual o objetivo da Contabilidade de Custos?
fornecer informações sobre a utilização de bens e serviços na produção de outros bens e serviços no ambiente onde são gerados, direcionados para o fornecimento de subsidios para analise e avaliação do desempenho e da produtividade.

9. Qual o objetivo da Análise de Balanço?
oferecer diagnóstico sobre a situação econômico-financeira da organização, utilizando-se dos relatórios gerados pela Contabilidade Financeira e de outras informações necessárias á análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.

10. Qual o objetivo da Contabilidade Financeira?
O seu objetivo é coletar dados das transações economico-financeiras que afetam o patrimonio da entidade, classificá-los e registrá-los, fornecendo informações condensadas em forma de relatório.

11. O que é Contabilidade Gerencial?
A contabilidade gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais. Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da burocracia governamental.

12. O que diz o principio da realização da receita?
Determina esse principio o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuizo) apenas quando da realização da receita. E ocorre a realização da receita, em regra, quando da transferência do bem ou do serviço para terceiros.

13. O que custeio por absorção?
Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos Princípios da Contabilidade Geralmente Aceitos. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção, todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.

14. Definir custo de produção por periodo:
É a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.

15. Definir da produção acabada:
é a soma dos produtos contidos na produção acabado do período. Pode conter Custos de Produção de diversos períodos, caso os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes.






Disponível em:
http://www.prd.usp.br/disciplinas/docs/pro2208-2006-Reinaldo/contabilidade%20gerencial%20rpc.pdf

http://www.contabilidade.inf.br/aplicacao_da_contabilidade.asp


Disponível em Contabilidade de custos de eliseu martins ed atlas 9ed.

http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=espearti#especial21

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade_gerencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário